Translation to your language

quarta-feira, 9 de julho de 2014

NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS E ÍNTEGRAS.


NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS E ÍNTEGRAS

SUBMISSÃO DE RESUMOS

Os resumos de contribuições técnicas devem ser submetidos pelo formulário da Internet no site do evento específico, no seguinte padrão:
  • Título: até 150 caracteres;
  • Resumo (incluindo objetivos, metodologia e resultados alcançados ou esperados): até 1.500 caracteres;
  • Palavras-chave: até quatro.
Se o evento estiver subdividido em temas, o resumo deverá ser submetido para apenas uma destas áreas. Fornecer os nomes completos (sem abreviaturas) e os contatos dos autores: e-mail e telefone (com código de área).
Os resumos serão avaliados pelos integrantes da Comissão Técnica do evento. Se aprovados, os responsáveis pela contribuição serão avisados para encaminhamento das íntegras.

SUBMISSÃO DE ÍNTEGRAS

Quanto às íntegras das contribuições técnicas (oral ou pôster):
  • Devem obedecer ao Template padrão (modelo de trabalho formatado) de cada evento, de acordo com as normas de submissão;
  • O download do Template (.doc) e as submissões serão feitas no site específico do evento.
  • Siga atentamente a formatação do Template, substituindo as instruções de cada seção (título, autores, resumo, introdução...) pelo conteúdo de seu trabalho.

NORMAS PARA SUBMISSÃO

ESTRUTURA DE TRABALHO

O trabalho deve estar em uma coluna única, usando-se espaço simples entre linhas, fonte Arial 12, em no máximo doze (12) páginas.
Na primeira página devem constar: título, autores e suas afiliações, resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract e keywords. A partir da segunda página, inserir o corpo do trabalho, os agradecimentos e as referências.

  1. 1Título

    Deve ser conciso com até 150 caracteres, em negrito, fonte Arial 16, caixa alta e centralizado.
  2. 2Autores

    Inserir, abaixo do título à direita, nome completo do(s) autor(es), na ordem direta (nome e sobrenomes), em itálico, Arial 10. Utilizar números arábicos sobrescritos após os nomes, em ordem crescente. Esses números identificarão as informações referentes aos autores.
    No final da página, inserir informações do(s) autor(es) segundo numeração adotada no início da página, em itálico, Arial 10. Indicar formação (graduação e titulação), afiliação (instituição de trabalho e/ou estudo) cidade e país.
  3. 3Resumo e Palavras-chave

    Texto do Resumo com no máximo 1.500 caracteres (200 palavras), sem uso de parágrafos. Deve conter, de maneira concisa, o objetivo, metodologia, resultados e conclusões do trabalho.
    Palavras-chave: no máximo quatro termos – usualmente empregados em pesquisas bibliográficas, separados por ponto e vírgula (;) e iniciados em letra maiúscula.
  4. 4Título em Inglês, Abstract e Keywords

    Versão traduzida para o inglês do título, do resumo e das palavras-chave. Recomenda-se que sejam evitadas as traduções literais.
  5. 5CORPO DO TRABALHO

    Deve conter a seguinte estrutura: introdução, materiais e métodos, resultados, discussão e conclusão. Numerar títulos e subtítulos, de forma sequencial, utilizando o sistema de numeração progressiva (1, 1.1, 1.1.1).
    O Sistema Internacional de Unidades (SI) deve ser adotado no texto. 

    Introdução inclui a apresentação do trabalho, os objetivos e a revisão da literatura.
    Os Materiais e Métodos devem ser descritos detalhadamente, permitindo que a pesquisa possa ser reproduzida posteriormente por outros pesquisadores. Apresentar a literatura e a descrição dos métodos estatísticos empregados, quando for o caso. OsResultadosdevem ser apresentados incluindo as tabelas e as Figuras. Os dados não devem aparecer no texto, mas as tabelas ou Figuras onde eles foram encontrados devem ser indicadas.
    As Tabelas e Figuras (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos etc.) devem ser numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, e intituladas de forma clara e curta. Devem aparecer o mais próximo possível do texto a que se referem. Indicar todas as fontes, se necessário. Titular, em Arial 10, as Tabelas na parte superior destas e as Figuras na parte inferior.
    As Equações devem ser numeradas sequencialmente, com números entre parênteses alinhados à direita, e citadas no texto. É necessária a utilização dos recursos para edição de equações.
    Discussão é a parte principal do trabalho e deve estabelecer comparações entre os resultados obtidos pelo autor e por outros autores. Na Conclusão não mencionar trabalhos não finalizados. Podem ser apresentadas novas hipóteses, quando bem justificadas e incluídas recomendações, porém, estas precisam ser claras e fundamentadas nos objetivos do estudo.
  6. 6AGRADECIMENTOS

    Indicar pessoas que colaboraram na execução da pesquisa ou que proporcionaram auxílio técnico. Quando houver Auxílios ou Bolsas provenientes de órgãos de fomento, os autores deverão fazer referência ao nome da instituição financiadora da pesquisa, ao ano e ao número do processo a que se refere o apoio.
  7. 7REFERÊNCIAS

    Devem ser listadas, ao final do artigo, na ordem em que aparecem no texto. Utilizar o estilo Vancouver para indicação das referências, não usar grifo, negrito ou itálico. Certifique-se de que todas as referências citadas no texto estejam listadas e vice-versa.
    As citações no texto devem ser indicadas por números arábicos, entre colchetes e na linha do texto.
    Ex.: “Oliveira [5] demonstra que...”
    Não usar sistemas automatizados de inserção de referências.

    Exemplos de diferentes formatos de referências
    • Artigo:
      • Com até seis autores (liste todos)Farina PFS, Farina AB, Goldenstein H. Tratamento criogênico e de alívio de tensões em um aço AISI D2. Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração. 2012;9(2):140-147.
      • Com mais de seis autores (liste os seis primeiros seguidos de et al.)Oliveira CAN, Villa AAO, Gonzalez CH, Guimarães PB, Ferreira RJ, Urtiga Filho SL, et al. Analysis of the transformations temperatures of helicoidal Ti-Ni actuators using computational numerical methods. Materials Research. 2013;16:944-953.
      • Em meio eletrônico:Marini OJ. Panorama técnico-científico do setor mineral brasileiro. Parcerias Estratégicas. 2001 [acesso em 26 ago. 2012];11:74-92. Disponível em: http://www.cgee.org.br/arquivos/pe_11.pdf.
    • Livros:
      • LEITE, P.R. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
        • Ausência de autoriaMichaelis: dicionário prático inglês. São Paulo: Melhoramentos; 2010.
        Capítulo de livros:
        • Autor do capítulo é o mesmo da obra:Leite PR. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Prentice Hall; 2013. Logística reversa: um interesse crescente; p. 15-30.
        • Autoria diferente:Barbosa, JP. Refino de ouro. In: Trindade RBE, Barbosa Filho O. Extração de ouro: princípios, tecnologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: CETEM/MCT; 2002. p. 157-177.
        • Em meio eletrônicoUnited States Environmental Protection Agency. Climate change indicators in the United States. Washington: EPA; 2012 [acesso em 3 ago. 2012]. Disponível em: http://www.epa.gov/climatechange/science/indicators/index.html
    Trabalho apresentado em evento
    Xavier RR, Carvalho MA, Boccalini Junior M, Sinatora A, Souza RM. Desenvolvimento e caracterização de desgaste de cilindros para laminadores de tiras a quente. In: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. Anais do 40º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos; 2003; Vitória, Brazil. São Paulo: ABM; 2003. p. 215-223

    Dissertação, tese ou trabalho acadêmico
    Oliveira E. Ethanol flushing of gasoline residuals: microscale and field scale experiments [doctor thesis]. Waterloo: University of Waterloo; 1997.

    Site
    Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração [página da internet]. São Paulo: ABM, 2011 [acesso em 17 dez. 2013]. Disponível em: http://www.abmbrasil.com.br.

    CD-ROM e DVD
    Anderson SC, Poulsen KB. Anderson’s eletronic atlas of hematology [CD-ROM]. Philadelphia: Lippincott Williams & Willins; 2002.
  8. Observações importantes:

    • Obedecer ao Template (modelo padrão) de cada evento de acordo com as normas de estrutura do trabalho;
    • Não abreviar o título do trabalho e os nomes dos autores;
    • Numerar todas as Figuras e Tabelas;
    • As Figuras deverão ser salvas e aplicadas em formato JPG ou GIF diretamente nas páginas, não podendo ultrapassar o tamanho destas (A4). Não utilizar caixas de texto ou tabelas para inserir Figuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOMENTE UTILIZAR PARA COMENTAR SOBRE A POSTAGEM,E FAZER PERGUNTAS, TIRAR DÚVIDAS COM RESPEITO E EDUCAÇÃO. E SE POSSUIR BLOG COM MESMO OBJETIVO PODE PUBLICAR.