Translation to your language

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Cadeia logística: ABNT lança norma de segurança

Clipping - Marítimo
Cadeia logística: ABNT lança norma de segurança
13/08/2009
A NBR ISO 28000 reúne um conjunto de medidas de segurança para reduzir o roubo e a adulteração de cargas.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou no fim de junho norma técnica que estabelece e padroniza condições de segurança para a cadeia logística. A ABNT NBR ISO 28000 - Especificação para sistemas de gestão de segurança para a cadeia logística, que promove a adequação da norma internacional ISO 28000 ao mercado nacional, foi elaborada a partir de demanda do Instituto Aliança Pró Modernização Logística do Comércio Exterior (Procomex), e contou com a contribuição de empresas privadas e organismos governamentais.

Segundo o diretor de Sistemas de Informações Portuárias da SEP (Secretaria Especial de Portos) e coordenador da Comissão de Estudo Especial da ABNT responsável pela elaboração da norma, Luiz Fernando Resano, a NBR ISO 28000 reúne um conjunto de medidas de segurança para reduzir o roubo e a adulteração de cargas. Para ele, os gastos iniciais que as empresas terão com a adoção da norma serão revertidos rapidamente com maior rentabilidade e redução nos gastos com seguros.

"Os roubos e adulterações de cargas sempre estiveram presentes nas empresas de logística. A ABNT NBR ISO 28000 estabelece um padrão de segurança a ser adotado pelas empresas de logística de forma a se igualarem aos padrões internacionais e isto se faz necessário, pois, com a globalização do comércio a oferta aumenta e para se manter no mercado as empresas necessitam se adequar às normas internacionais. De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito no Mar, no Brasil não temos pirataria, mas infelizmente ainda existem, bem menos do que anteriormente, casos de roubo armado em alguns portos", afirma. (Informações: Portos e Navios) 
Fonte:  Revista Global  Link direto:  Clique aqui
Leia mais notícias sobre:  Direito marítimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOMENTE UTILIZAR PARA COMENTAR SOBRE A POSTAGEM,E FAZER PERGUNTAS, TIRAR DÚVIDAS COM RESPEITO E EDUCAÇÃO. E SE POSSUIR BLOG COM MESMO OBJETIVO PODE PUBLICAR.