Translation to your language

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

CFC Informa 44

CFC Informa 44

icon redes sociais
logo CFC
imgem de topo
Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade   |   nº 44   |   Ano 1   27 de agosto de 2014
Prezado(a) ROBERTS DA CRUZ SILVEIRA
linha.png
>> Institucional
Brasil conta com meio milhão de profissionais da Contabilidade

 Brasília – A Contabilidade no Brasil atingiu, em agosto, a marca de 500 mil profissionais. Para o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, o número reflete a importância da profissão para a sociedade brasileira. “A contabilidade tem mudado ao longo dos anos, ocupando espaços cada vez mais importantes nas discussões essenciais para a sociedade. Hoje, podemos comemorar o reconhecimento da importância da classe contábil para o desenvolvimento econômico do nosso País”, destacou.
bt-saiba_mais.jpg
linha.png
Carta aos presidenciáveis tem participação da classe contábil
Brasília – A Carta do Contribuinte Brasileiro, que recomenda a construção de um novo sistema tributário, está prevista para ser entregue em setembro aos candidatos à Presidência da República. O documento foi aprovado por unanimidade pelo Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), em sessão na semana passada. Para o representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da carta, o contador e advogado Gerson Lopes Fonteles, a participação do CFC foi proativa.
bt-saiba_mais.jpg linha.png
CFC realiza pesquisa de satisfação com profissionais e sociedade em geral
Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade está realizando uma pesquisa com a finalidade de medir o grau de satisfação dos profissionais da Contabilidade em relação ao CFC e, também, para avaliar a imagem do profissional da área e do Sistema CFC/CRCs pela sociedade em geral. Por meio dos resultados que serão obtidos, o Sistema CFC/CRCs pretende implementar ações que busquem contribuir para a melhoria dos serviços prestados e elevar o nível de satisfação.
bt-saiba_mais.jpg linha.png
Aplicadas as provas do 14° Exame de Qualificação Técnica
Brasília – As provas do 14° Exame de Qualificação Técnica (EQT) foram realizadas nos dias 25, 26 e 27 de agosto em todo o País – com exceção dos estados do Acre, Amapá e Roraima. Foram aplicadas as três avaliações: a de Qualificação Técnica Geral, dia 25; a específica para o Banco Central, 26; e a específica para Superintendência de Seguros Privados (Susep), 27.
bt-saiba_mais.jpg linha.png
Conselho recebe participantes do Projeto CFC em um Dia
Brasília - A reunião Plenária ordinária do dia 22 de agosto contou com a presença dos participantes do projeto CFC em um Dia. Os profissionais da Contabilidade que estiveram em Brasília, nesta última edição do Projeto, foram Francisco Adalberto Gimenes Pamplona, delegado do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) na cidade de Penápolis, a conselheira do CRC de Roraima (CRCRR) Marta Almeida da Silva e o funcionário da área de Fiscalização do CRCSP João Carlos Zipolli.
bt-saiba_mais.jpg linha.png
>> Artigo
Lucro Presumido – Distribuição de Lucros com Base em Escrituração Contábil – Tributação?
Por Osvaldo Cruz, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade
Inicialmente, por oportuno, vale ressaltar que para as empresas tributadas com base no Lucro Presumido, a partir do ano-calendário 2014, caso distribuam lucros apurados com base na escrituração contábil, superior aolucro determinado pelas regras fiscais, foi instituída uma nova obrigação acessória: Apresentação da Escrituração Contábil Digital1. Esta obrigação deverá ser cumprida, pela primeira vez, com o envio do arquivo eletrônico ao Sped, em junho de 2015.
bt-saiba_mais.jpg linha.png
>> Acontece nos CRCs
Parceria entre CRCPR e governo estadual amplia atuação do PVCC no Paraná
Curitiba – Voluntários do Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) no Paraná passarão por um treinamento específico que os capacitará a atuar junto a famílias em situação de vulnerabilidade social em 30 municípios atendidos pelo programa Família Paranaense, do governo estadual, e orientá-las a respeito da gestão do orçamento familiar – temática trabalhada em nível nacional pelo PVCC. Um termo de cooperação técnica assinado no dia 22 de julho, pela presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, e a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Bernardi Vieira Richa, formalizou a parceria, que amplia a atuação do PVCC em todo o Estado.
bt-saiba_mais.jpg linha.png
Encontro Estadual de Contabilidade Rural Capacita Profissionais Contábeis e Produtores Rurais
Campo Grande – Profissionais da Contabilidade e Produtores Rurais dos municípios de Campo Grande, Dourados, Rio Negro, Camapuã, Corumbá, Chapadão do Sul, Aquidauana e Bataguassu participaram do XIII Encontro Estadual de Contabilidade Rural no dia 22/08/14, das 8h às 18h, no Auditório da Famasul, em Campo Grande.
bt-saiba_mais.jpg linha.png
CRCGO: IV Seminário Goiano de Regulação
Goiânia – O Já estão abertas as inscrições para a quarta edição do Seminário Goiano de Regulação, promovido anualmente pela Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR). Os interessados podem se inscrever pela internet, por meio do site www.crcgo.org.br. O evento será realizado a partir das 8 horas da próxima segunda-feira, dia 1º de setembro, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, no Setor Sul. A quarta edição do seminário será promovida em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
bt-saiba_mais.jpg linha.png
>> Eventos do Sistema CFC/CRCs
5º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade
O Encontro, que é idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (Otoc), conta com a parceria da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB). Esta edição será realizada nos dias 20 e 21 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Raimundo Asfora, no Hotel Garden, em Campina Grande (PB). Com o lema “Separados pelo Oceano, Unidos pela Contabilidade, o evento tem como premissa transferir conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa – experiências de Brasil e Portugal. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do evento.
bt-saiba_mais.jpg linha.png
IX Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis
Brasília sediará, nos dias 16 e 17 de setembro, a nona edição do Encontro, que tem por objetivo aproximar o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) das instituições de ensino superior, discutir a qualidade do ensino e as tendências da profissão e debater os principais desafios dos cursos de Ciências Contábeis. Temas importantes, como o desempenho dos estudantes de Ciências Contábeis no Exame de Suficiência e a adaptação dos cursos de Ciências Contábeis ao ensino do IFRS serão discutidos. As inscrições estão abertas.
bt-saiba_mais.jpg linha.png
X Encontro Nacional da Mulher Contabilista
O CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vai realizar a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista tem por objetivo a promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, como forma de destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo.
bt-saiba_mais.jpg linha.png
IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública
Já estão abertas as inscrições para o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública que será realizado de 25 a 27 de maço de 2015, no Hotel Outro Minas, em Belo Horizonte. Com o lema Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania o evento pretende reunir profissionais da contabilidade de todo o País para discutirem assuntos ligados à contabilidade pública. As vagas são limitadas.
bt-saiba_mais.jpg linha.png
>> Contabilidade na mídia
Sindcont-SP
3ª Semana Paulista da Contabilidade
O Estado de São Paulo
Calendário com menos feriados pode ajudar PIB no 2º semestre
Valor Econômico
Arbitragem no mercado de valores mobiliários
rodape.png
Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o e-mailcfcinforma@cfc.org.br em sua lista de contatos.

Nossa empresa é contra a prática de Spam e respeita a sua privacidade.
Para deixar de receber nossos informativos clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOMENTE UTILIZAR PARA COMENTAR SOBRE A POSTAGEM,E FAZER PERGUNTAS, TIRAR DÚVIDAS COM RESPEITO E EDUCAÇÃO. E SE POSSUIR BLOG COM MESMO OBJETIVO PODE PUBLICAR.